
Conteúdo aplicado ao desenvolvimento de seu negócio.
David Andrade Silva, no Agromais, analisou a mudança no IOF e o que está por trás do embate entre o Congresso e o Governo Federal
Na coluna semanal do programa Agromais, no dia 26/06, David Andrade Silva, tributarista e sócio-fundador da Andrade Silva Advogados, analisou os desdobramentos da recente decisão do Congresso Nacional de derrubar o veto presidencial ao projeto que altera a cobrança do IOF - Imposto sobre Operações Financeiras.
David Andrade Silva, no Agromais: subsídios, produtividade e impacto social no agro
O agronegócio brasileiro tem crescido com o suporte direto de políticas públicas e incentivos fiscais estratégicos. Em sua coluna semanal no canal Agromais, David Andrade Silva, sócio e proprietário da Andrade Silva Advogados, analisamos como o apoio governamental, por meio de subsídios e benefícios tributários, tem impulsionado a produtividade no campo e fortalecido a economia nacional.
Implementação das normas da Reforma Tributária
A publicação da Emenda Constitucional nº 132/2023 representou um marco histórico para as contribuições e para a legislação tributária, ao promover profundas modificações no sistema tributário nacional.
Governo adia norma sobre trabalho aos domingos e feriados para empresários se adequarem
O governo federal anunciou que a nova regra que muda a autorização para o trabalho aos domingos e feriados foi adiada mais uma vez. A norma, que entraria em vigor em 1º de julho de 2025, agora passa a valer apenas em 1º de março de 2026.
Bianca Dias de Andrade no Diário do Comércio: TRT-MG reconhece legalidade de escala e afasta condenação por domingos com pagamento em dobro
Tribunal nega obrigação de pagamento em dobro e direito de repouso quinzenal para comerciárias no julgamento de reclamação ajuizada por sindicato de São João del-Rei
STJ afasta IRPJ e CSLL sobre crédito presumido de ICMS mesmo após a nova lei das subvenções
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) proferiu decisão relevante para os contribuintes ao afastar a incidência do IRPJ e da CSLL sobre créditos presumidos de ICMS, mesmo após a vigência da Lei nº 14.789/2023.
David Andrade Silva no Agromais: nova medida provisória pode afetar a cadeia alimentar e aumentar os preços dos alimentos
Em sua coluna no canal do Agromais, o tributarista e sócio-fundador da Andrade Silva Advogados, David Andrade Silva, analisa a recente medida provisória tem potencial para causar impactos relevantes em toda a cadeia alimentar, desde os produtores rurais até os supermercados.
Aspectos práticos da gestão contratual nas empresas
Em um ambiente empresarial cada vez mais exigente e dinâmico, a adoção de práticas eficazes de gestão contratual é essencial para a mitigação de riscos, o aumento da eficiência operacional e a garantia de segurança jurídica.
David Andrade Silva participa do Faroeste à Brasileira, da Revista Oeste, com Pavinatto
No dia 05 de junho, David de Andrade Silva, sócio e fundador da Andrade Silva Advogados, integrou a bancada do programa Faroeste à Brasileira, comandado pelo Tiago Pavinatto, da Revista Oeste, debatendo sobre assuntos atuais e relevantes da política e economia brasileira.
TRT-3 reconhece legalidade de escala e afasta condenação por domingos em dobro
A recente decisão proferida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, nos autos do processo nº 0011219-56.2024.5.03.0132, representa uma significativa vitória para o empresariado, sobretudo do setor do comércio, ao reafirmar a supremacia da norma específica contida na Lei nº 10.101/2000 sobre a regra do artigo 386 da CLT, que trata do repouso semanal das mulheres que trabalham aos domingos.
Manutenção do IPI na base dos créditos de PIS e COFINS: jurisprudência favorável aos contribuintes ganha força no judiciário
A jurisprudência dos Tribunais Federais tem sido favorável à tese de manutenção do IPI na base de cálculo dos créditos de PIS e COFINS. A discussão gira em torno da possibilidade de manutenção do IPI incidente na aquisição de insumos, como parte do valor que compõe o crédito de PIS e COFINS a ser apropriado pelas empresas sujeitas ao regime da não cumulatividade.
Recuperação Judicial no Agronegócio: o que o produtor rural precisa saber
O produtor rural brasileiro vive em constante exposição a riscos. Clima, mercado, crédito e custos de produção são fatores que, combinados, tornam a atividade vulnerável e exigem estratégias bem definidas para garantir a continuidade do negócio.
Na sua coluna no Agromais, David Andrade Silva comenta posição da Câmara sobre aumento do IOF
Na coluna desta semana no canal Agromais, o tributarista e sócio-fundador da Andrade Silva Advogados, David de Andrade Silva traz uma análise direta sobre a recente declaração do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e os desdobramentos políticos e econômicos que envolvem o possível aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Empresas obtêm vitórias expressivas no judiciário sobre tributação de crédito presumido de ICMS
Os contribuintes estão conquistando importantes vitórias no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) na discussão sobre a exclusão dos créditos presumidos de ICMS da base de cálculo de tributos federais, como IRPJ, CSLL, PIS e Cofins.
A reavaliação de imóveis nas holdings e o novo entendimento do STJ: o que muda para famílias empresárias?
A dinâmica das holdings, especialmente aquelas criadas por famílias empresárias, passou recentemente por uma mudança significativa. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) trouxe uma nova interpretação sobre a reavaliação de imóveis e o modo de calcular o ITCMD — o imposto sobre heranças e doações.
David de Andrade Silva no Agromais, analisa os reajustes salariais aprovados pela Câmara dos Deputados: o que muda e por que acompanhar de perto?
Na coluna desta semana, o tributarista David de Andrade Silva, sócio e proprietário do Andrade Silva Advogados, comenta os impactos da aprovação do projeto de lei que concede reajustes salariais diferenciados para servidores do poder executivo federal.
STF rejeita modulação dos efeitos em decisão que impede a cobrança de itcmd sobre planos de previdência privada (VGBL e PGBL)
O Supremo Tribunal Federal (STF) em julgamento recente realizado no plenário virtual negou o pedido de modulação dos efeitos da decisão já proferida no Tema 1.214.
Os efeitos da reforma tributária para as holdings patrimoniais que recebem aluguéis
As holdings patrimoniais são empresas que fazem a gestão e organização de ativos de pessoas físicas ou famílias. São constituídas com o principal objetivo de controlar e administrar bens e patrimônios familiares, como imóveis, participações societárias e aplicações financeiras.
David de Andrade Silva no Agromais, Selic em alta: o que a elevação dos juros revela sobre o cenário econômico brasileiro
Na mais recente coluna do tributarista e sócio-proprietário da Andrade Silva Advogados, David de Andrade Silva para o programa Agromais, os holofotes se voltam para os movimentos do mercado financeiro diante da expectativa de uma nova alta na taxa Selic.
David de Andrade Silva no Agromais, descontos no benefício do INSS: como identificar cobranças indevidas e evitar prejuízos
Atenção redobrada com os extratos do seu benefício do INSS pode evitar dores de cabeça. Na análise desta semana na sua coluna do Agromais, David de Andrade Silva, sócio-proprietário do Andrade Silva, aborda um tema que impacta diretamente a vida de aposentados e pensionistas: os descontos aplicados mensalmente e a possibilidade de cobranças indevidas.
Split Payment na Reforma Tributária: Funcionamento, Não Cumulatividade e Impactos Financeiros
A Reforma Tributária prevê a adoção do Split Payment, um novo mecanismo de arrecadação tributária com potencial de impacto direto nas operações empresariais, especialmente no que se refere ao fluxo financeiro.
Tribunais rejeitam cobrança de ITCMD sobre distribuição desproporcional de lucros e bens no exterior
Os Tribunais de Justiça de São Paulo, Paraná e Santa Catarina têm se posicionado favoravelmente aos contribuintes em casos envolvendo a cobrança do ITCMD sobre a distribuição desproporcional de lucros.
Diário do Comércio ouve David Andrade Silva sobre Medidas fiscais do governo: poder de tributar ou poder de destruir?
O Brasil figura entre os países que mais tributam no mundo — e, paradoxalmente, entre os que menos entregam em serviços públicos de qualidade.
Recuperação extrajudicial: quando vale a pena optar por essa alternativa?
Muito se fala a respeito da Recuperação Judicial. Contudo, a Recuperação Extrajudicial é um mecanismo alternativo, igualmente voltado às empresas em dificuldades financeiras, permitindo que negociem diretamente com seus credores sem a necessidade de uma intervenção judicial tão profunda.
STF define aplicação do princípio da anterioridade na revogação de benefícios fiscais
No julgamento do Recurso Extraordinário 1.473.645, Tema 1.383 da Repercussão Geral, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a revogação de benefícios fiscais só pode ocorrer após o prazo de 90 dias ou de um ano, a depender do tributo envolvido.
David Andrade Silva no AgroMais: crédito agrícola em tempos de juros altos, como se planejar e evitar armadilhas
Na coluna semanal do AgroMais, o sócio-fundador da Andrade Silva Advogados, David Andrade Silva, analisa os desafios enfrentados pelos produtores rurais para acessar crédito agrícola em um cenário de juros elevados e instabilidade climática.
David Andrade Silva comenta os principais temas da semana no programa Linha de Frente, da Jovem Pan News
O tributarista e sócio-fundador da Andrade Silva Advogados, David Andrade Silva, esteve no programa Linha de Frente, da Jovem Pan News, comentando os principais destaques da semana nos cenários político, jurídico e econômico.
O fim do Perse e o direito das empresas à manutenção do benefício
No final do mês de março, a Receita Federal publicou o Ato Declaratório Executivo RFB nº 2/2025, que tratou da finalização do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) a partir de abril de 2025.
STJ confirma não incidência de ICMS sobre etapas anteriores à exportação
O Superior Tribunal de Justiça decidiu, recentemente, no julgamento do AREsp 2607634/SP, que o ICMS não deve incidir sobre operações anteriores à exportação. A decisão reforça o princípio da não exportação de tributos e busca garantir maior competitividade aos produtos brasileiros no mercado internacional.
STJ impede que imóvel vá a leilão sem registro de contrato: o que isso significa?
No dia 04 de fevereiro de 2025, a 4ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu no recurso nº 2.155.971 que a ausência de registro do contrato na matrícula do imóvel impede a constituição da garantia fiduciária, inviabilizando, assim, a execução extrajudicial e o leilão do imóvel.