insights.jpg
 

Conteúdo aplicado ao desenvolvimento de seu negócio.

 
Na Mídia Andrade e Silva Na Mídia Andrade e Silva

David Andrade Silva no AgroMais: o papel da Reforma Tributária no Agro e a ausência de cortes de gastos no Brasil

A Reforma Tributária é o tema central da participação do David Andrade Silva, fundador da Andrade Silva Advogados, sobre o futuro econômico do Brasil no AgroMais que foi ao ar no dia 25/11. Foram analisados os desafios enfrentados pelo agro, que pode ser diretamente impactado por mudanças como o imposto seletivo e alterações no Simples Nacional.

Leia mais
Na Mídia Andrade e Silva Na Mídia Andrade e Silva

David Andrade Silva no Linha de Frente: debate sobre o corte de gastos governamentais, guerra Israel-Hezbollah e mais!

No dia 25/11, segunda-feira, David Andrade Silva, fundador da Andrade Silva Advogados, participou da bancada do programa Linha de Frente, da Jovem Pan News, comando pelo Fernando Capez, tratando, assuntos como, o corte de gastos que o governo deve anunciar, a guerra Israel-Hezbollah. Confira o programa na íntegra.

Leia mais
Na Mídia Andrade e Silva Na Mídia Andrade e Silva

David Andrade Silva no AGROMAIS: os impactos da PL das emendas e cortes de gastos

O Brasil enfrenta um grande desafio fiscal, com um déficit orçamentário superior a 100 bilhões de reais, mesmo com a arrecadação tributária em níveis recordes. David Andrade Silva, fundador da Andrade Silva Advogados, durante a sua participação no AgroMais, aponta a falta de transparência nas emendas parlamentares, que somam cerca de 50 bilhões de reais e frequentemente são usadas para fins fisiológicos.

Leia mais
Jogo Rápido Andrade e Silva Jogo Rápido Andrade e Silva

STF declara constitucionalidade da compensação de créditos tributários de ICMS com precatórios

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), em sessão virtual finalizada no dia 05/11, julgaram a Ação Direta de Constitucionalidade n.º 4080, proposta pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) contra a Lei n.º 3.062/2006 do Amazonas, que dispõe sobre a extinção de créditos tributários de ICMS mediante quitação com precatórios. 

Leia mais
Na Mídia Andrade e Silva Na Mídia Andrade e Silva

Rodrigo Macedo participa do Itatiaia Agro

Os produtores rurais, até mesmo aqueles sem CNPJ, ou seja configuração de empresa, podem fazer o pedido de recuperação judicial, que um instrumento legal que permite às empresas renegociar e evitar a falência de dívida.
No dia 4/10, segunda-feira, Rodrigo Macedo, diretor jurídico da Andrade Silva Advogados, tratou sobre o tema no programa Itatiaia Agro.

Leia mais
Jogo Rápido, Societário e M&A Andrade e Silva Jogo Rápido, Societário e M&A Andrade e Silva

Atualização do valor de imóveis no ir: oportunidade ou risco?

Em setembro de 2024, foi sancionada a Lei nº 14.973, que institui um regime de transição para a contribuição substitutiva e um sistema de desoneração fiscal para empresas. Como parte da estratégia fiscal, a lei introduziu um mecanismo que permite às pessoas físicas atualizar os valores de seus imóveis declarados no Imposto de Renda, sujeitando a diferença ao pagamento de uma alíquota definitiva de 4%.

Leia mais
Jogo Rápido, Recuperação de Empresas Andrade e Silva Jogo Rápido, Recuperação de Empresas Andrade e Silva

Processo Competitivo Organizado: alternativa para arrendamento ou compra e venda de empresas ou ativos em Recuperação Judicial

O processo competitivo organizado é uma forma eficiente que empresas em dificuldades financeiras podem usar para vender bens e conseguir recursos, ajudando a manter suas operações e/ou pagar suas dívidas. Esse procedimento foi fomentado pela última alteração da Lei de Recuperação Judicial ocorrida em 2020, que trouxe mais regras e segurança para a venda de ativos de empresas que estão passando por Recuperação Judicial.

Leia mais
Jogo Rápido, Cível e Contratos, Trabalhista Andrade e Silva Jogo Rápido, Cível e Contratos, Trabalhista Andrade e Silva

Ex-marido deve pagar parte dos dividendos da empresa à ex-esposa mesmo após o divórcio

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), no julgamento de um recurso (AG 2137967-19.2024.8.26.0000), entendeu que é devido o pagamento de metade dos dividendos da empresa pelo ex-marido à ex-esposa, pelo período em que ele for sócio, mesmo que já tenha ocorrido a separação e o divórcio.

Leia mais
Na Mídia, Recuperação de Empresas Andrade e Silva Na Mídia, Recuperação de Empresas Andrade e Silva

Rodrigo Macedo no Alesp Cidadania: “Recuperação e Falência - Como anda o empreendedorismo Brasileiro?”

Nesta edição do Alesp Cidadania, o tema é "Recuperação de Falência". 2024 pode ser o ano com maior número de empresas brasileiras pedindo recuperação judicial (RJ). Os pedidos foram de várias áreas: companhias aéreas, comércio, agronegócio. Levantamento do Serasa Experian mostra que foram registrados 1.480 pedidos de RJ de janeiro a agosto deste ano, 78,3% a mais do que no mesmo intervalo de 2023. Com isto, o volume se aproxima dos 1.863 requerimentos em 2016, o recorde até agora. Para sanar todas as dúvidas, o especialista na área, Rodrigo Macedo, sócio e diretor jurídico da Andrade Silva Advogados, e Mauricio Tadeu de Luca Gonçalves, Diretor da Federação dos Contabilistas do Estado de SP - Feconstesp.

Leia mais
Na Mídia, Tributário Andrade e Silva Na Mídia, Tributário Andrade e Silva

David Andrade Silva faz análise no AgroMais: fundo garantidor de crédito tem R$74 milhões não resgatados

O fundo garantidor de crédito revelou que, em setembro, mais de R$ 74 milhões de reais foram esquecidos nas contas de investidores prejudicados pela falência de instituições financeiras. O analista e tributarista, David Andrade, afirmou que o montante, que não for resgatado, poderá ser usado para cobrir a meta fiscal estipulada pelo governo federal.

Leia mais
Jogo Rápido, Recuperação de Empresas Andrade e Silva Jogo Rápido, Recuperação de Empresas Andrade e Silva

Financiamento DIP: oportunidade de investimento em empresas em Recuperação Judicial

O Financiamento DIP, sigla em inglês para debtor-in-possession ou “devedor em posse”, se destaca como uma excelente oportunidade de investimento para empresas que estão em recuperação judicial, especialmente após a reforma introduzida pela Lei nº 14.112/2020, a qual modernizou a Lei de Recuperação de Empresas.

Leia mais