insights.jpg
 

Conteúdo aplicado ao desenvolvimento de seu negócio.

 
Jogo Rápido Andrade e Silva Jogo Rápido Andrade e Silva

STF declara constitucionalidade da compensação de créditos tributários de ICMS com precatórios

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), em sessão virtual finalizada no dia 05/11, julgaram a Ação Direta de Constitucionalidade n.º 4080, proposta pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) contra a Lei n.º 3.062/2006 do Amazonas, que dispõe sobre a extinção de créditos tributários de ICMS mediante quitação com precatórios. 

Leia mais
Jogo Rápido, Societário e M&A Andrade e Silva Jogo Rápido, Societário e M&A Andrade e Silva

Atualização do valor de imóveis no ir: oportunidade ou risco?

Em setembro de 2024, foi sancionada a Lei nº 14.973, que institui um regime de transição para a contribuição substitutiva e um sistema de desoneração fiscal para empresas. Como parte da estratégia fiscal, a lei introduziu um mecanismo que permite às pessoas físicas atualizar os valores de seus imóveis declarados no Imposto de Renda, sujeitando a diferença ao pagamento de uma alíquota definitiva de 4%.

Leia mais
Jogo Rápido, Recuperação de Empresas Andrade e Silva Jogo Rápido, Recuperação de Empresas Andrade e Silva

Processo Competitivo Organizado: alternativa para arrendamento ou compra e venda de empresas ou ativos em Recuperação Judicial

O processo competitivo organizado é uma forma eficiente que empresas em dificuldades financeiras podem usar para vender bens e conseguir recursos, ajudando a manter suas operações e/ou pagar suas dívidas. Esse procedimento foi fomentado pela última alteração da Lei de Recuperação Judicial ocorrida em 2020, que trouxe mais regras e segurança para a venda de ativos de empresas que estão passando por Recuperação Judicial.

Leia mais
Jogo Rápido, Cível e Contratos, Trabalhista Andrade e Silva Jogo Rápido, Cível e Contratos, Trabalhista Andrade e Silva

Ex-marido deve pagar parte dos dividendos da empresa à ex-esposa mesmo após o divórcio

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), no julgamento de um recurso (AG 2137967-19.2024.8.26.0000), entendeu que é devido o pagamento de metade dos dividendos da empresa pelo ex-marido à ex-esposa, pelo período em que ele for sócio, mesmo que já tenha ocorrido a separação e o divórcio.

Leia mais
Jogo Rápido, Recuperação de Empresas Andrade e Silva Jogo Rápido, Recuperação de Empresas Andrade e Silva

Financiamento DIP: oportunidade de investimento em empresas em Recuperação Judicial

O Financiamento DIP, sigla em inglês para debtor-in-possession ou “devedor em posse”, se destaca como uma excelente oportunidade de investimento para empresas que estão em recuperação judicial, especialmente após a reforma introduzida pela Lei nº 14.112/2020, a qual modernizou a Lei de Recuperação de Empresas.

Leia mais
Jogo Rápido Andrade e Silva Jogo Rápido Andrade e Silva

Entenda a LCD, o título de renda fixa com isenção IRPF

A Letra de Crédito do Desenvolvimento (LCD) é a mais nova modalidade de instrumento financeiro, semelhante às Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e à Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), e visa estimular investimentos em infraestrutura, indústria, inovação e pequenas empresas, por meio de uma estrutura de crédito mais acessível e com benefícios fiscais.

Leia mais
Jogo Rápido Andrade e Silva Jogo Rápido Andrade e Silva

Break-up fee: por que adotar a cláusula de insucesso nos contratos de M&A?

A maioria dos instrumentos jurídicos utilizados nas operações de fusões e aquisições (M&A) tem sua origem no direito norte-americano, em grande medida porque a legislação societária de diversos países tem inspiração no ‘Model Business Corporation Act’ elaborado pelo Comitê de Direito Societário da American Bar Association em 1950 – inclusive a legislação brasileira, a Lei n° 6.404/76.

Leia mais
Jogo Rápido Andrade e Silva Jogo Rápido Andrade e Silva

É possível aplicar justa causa durante afastamento pelo INSS?

A concessão de auxílio-doença pelo INSS ao empregado é uma das situações que resulta na suspensão do contrato de trabalho, efetivada a partir do 16º dia de afastamento das atividades. Durante esse período, os efeitos do contrato de trabalho ficam paralisados, o que, em princípio, impede a rescisão sem justa causa. Logo, o empregador não pode dispensar o empregado enquanto ele estiver recebendo este benefício previdenciário.

Leia mais