Conteúdo aplicado ao desenvolvimento de seu negócio.
Redução das alíquotas do IPI
Com intenção de “possibilitar o aumento da produtividade, menor assimetria tributária intersetorial e mais eficiência na utilização dos recursos produtivos”, o Governo Federal, por meio do Decreto n° 10.979/2022, reduziu as alíquotas do IPI em 18,5% para automóveis e em 25% para os demais produtos, excetos produtos de tabacaria, a partir de 25/02/2022.
STJ decide que ITBI deve ser calculado sobre valor negociado entre as partes na transmissão de imóveis
O Superior Tribunal de Justiça decidiu, na tarde do dia 24/02, mais um importante tema para os contribuintes, que pôs fim a uma grande controvérsia acerca da base de cálculo para cobrança do Importo de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) pelos fiscos municipais.
Exclusão do ICMS-ST da base de cálculo do PIS e da COFINS será julgada pelo STJ
O Superior Tribunal de Justiça irá decidir, em sede de recurso repetitivo, se o ICMS recolhido na sistemática de substituição tributária pode ser excluído pelo da base de cálculo da contribuição ao PIS e da COFINS.
Aplicação de multa tributária em montante superior a 100% do valor tributo tem repercussão geral reconhecida no STF
O Supremo Tribunal Federal formou maioria para reconhecer a repercussão geral do tema discutido no Recurso Extraordinário n. º 1.335.293, qual seja, a possibilidade das multas fiscais de caráter punitivo, não qualificadas em razão de sonegação, fraude ou conluio, serem fixadas em montante superior ao valor do tributo devido.
STJ limita o acesso a dados sigilosos do contribuinte pelo MP
Em 09/02/2022, o Superior Tribunal de Justiça julgou ser ilegal o Ministério Público (MP) solicitar à Receita Federal o acesso aos dados fiscais sobre os contribuintes, quando não há autorização judicial (RHC 82.233 e RHC 83.447).
Minas Gerais irá cobrar o ICMS-DIFAL a partir do mês de abril de 2022
O estado de Minas Gerais anunciou na quarta-feira dia 09/02, por meio da Superintendência de Tributação, que cobrará, a partir do dia 5 de abril de 2022, o Diferencial de Alíquota do ICMS (DIFAL).
Recuperação da Expresso Gardênia é aprovada
Empresa de transporte de passageiros, que atua em Minas e São Paulo, tem uma dívida de aproximadamente R$ 50 mil.
Imposto de Renda sobre Pensão Alimentícia é pauta de julgamento pelo Supremo Tribunal Federal
Em discussão na ADI 5422, matéria relativa à não incidência de imposto de renda sobre valores recebidos a título de pensão alimentícia tinha 6 votos a 0 em favor do contribuinte, mas o Ministro Gilmar Mendes fez pedido de destaque e o julgamento recomeçará do zero.
Receita Federal afasta limite de valor do parcelamento simplificado e facilita a regularização dos débitos pendentes
Entrou em vigor no dia 1º de fevereiro de 2022, a Instrução Normativa nº 2.063/2022, que alterou as normas de regulamentação do parcelamento simplificado e descomplicou os procedimentos para a realização de acordos perante a Receita Federal.
Expresso Gardênia tem plano de recuperação aprovado em assembleia de credores
A empresa Expresso Gardênia Ltda, de Minas Gerais, teve o plano de recuperação judicial aprovado pelos credores em assembleia realizada na última sexta-feira, 21 de janeiro de 2022. Agora, falta a Justiça homologar o resultado da votação.
Gestão de passivo tributário e transações especiais perante a Fazenda Nacional
A gestão econômica do passivo é um tema essencial eficiente no dia a dia das empresas e deve ser desenvolvido pelo dia das empresas, principalmente num contexto de crise em que, via de regra, acumulada-se débitos junto aos Municípios, Estados e União.
Contratação de autônomo como alternativa mais econômica para o serviço de transporte
São muitas as empresas brasileiras que utilizam transporte rodoviário de cargas e, por isso, se valem da mão de obra de motoristas contratados com Carteira de Trabalho assinada para o desenvolvimento do seu negócio. Nesta modalidade de contratação, o empregador deve fornecer ao seu funcionário todos os benefícios e vantagens legais e convencionais decorrentes do contrato de trabalho celebrado.
Pode a empresa dispensar por justa causa o empregado que recusar a vacinar?
Empregado que se recusar a tomar a vacina contra a Covid- 19 poderá ser dispensado por justa causa e ter o pagamento reduzido das verbas rescisórias.
Supremo Tribunal Federal modula efeitos para redução da alíquota da ICMS sobre energia e serviços de telecomunicação
O STF declarou que, a alíquota do ICMS incidente sobre energia elétrica e serviços de telecomunicação, não pode ser maior que a alíquota interna e geral do imposto em cada Estado Federado, sob o argumento de que, quanto mais essenciais são os produtos, menor deve ser a sua tributação.
Empresas do Simples Nacional afetadas pela pandemia poderão parcelar seus débitos tributários federais
Por meio da Portaria nº 214/2022 a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) disponibilizou, em 11/01/2022, o Programa de Regularização Fiscal de Débitos Federais, para empresas adeptas ao Simples Nacional, desde que inscritos em dívida ativa até 31 de janeiro de 2022.
Distrito Federal regulamenta o REFIS-DF 2021
O Distrito Federal publicou o Decreto nº. 42.902 de 7 de janeiro de 2022, para regulamentar o Programa de Incentivo à Regularização Fiscal do Distrito Federal – REFIS-DF 2021, previsto na Lei Complementar nº. 996 de 29 de dezembro de 2021.
Em 2022 empresas não deverão pagar o ICMS DIFAL nas vendas interestaduais a consumidores finais não contribuintes
Em 24/02/2021, no julgamento do Recurso Extraordinário 1.287.019 e da ADI nº 5.469, o Supremo Tribunal Federal decidiu acerca da inconstitucionalidade de diversas cláusulas do Convênio ICMS nº 93/2015, que regulava as alterações promovidas pela Emenda Constitucional 87/2015.
Aleve planeja investir em 30 legaltechs em até cinco anos
A Aleve Legaltech Ventures - holding formada pela FCJ Venture, o escritório Andrade Silva Advogados e investidores - está acreditando na inovação tecnológica na área jurídica brasileira por meio de startups. Quem conta é a CEO da Aleve, Priscila Spadinger.
Sócio que saiu da empresa antes do seu encerramento irregular não responde por dívidas da pessoa jurídica, decide STJ
O Superior Tribunal de Justiça julgou nesta quarta-feira, 24/11, os Recursos Especiais nº 1377019/SP, 1776138/RJ, 1787156/RS, sob o Tema 962, e definiu que, o sócio com poderes de gerência, que estava na empresa à época do fato gerador do tributo não pago, mas que se desligou antes do encerramento irregular da pessoa jurídica, não deve responder pelos débitos fiscais da empresa.
Empresas comerciais e prestadoras de serviços ganham direito de redução da alíquota de ICMS sobre energia elétrica e serviços de telecomunicação
O julgamento virtual do Recurso Extraordinário 714.139, Tema 745 de repercussão geral, iniciado em 12/11/2021 pelo Supremo Tribunal Federal e finalizado na data de ontem, 22/11/2021, pôs fim a uma das grandes discussões travadas no judiciário entre os fiscos estaduais e os contribuintes.
O STJ decidirá sobre hipóteses de responsabilização do sócio pelos débitos da empresa
No julgamento dos Temas 962 e 981, na próxima quinta-feira 18/11, o Superior Tribunal de Justiça definirá quais as hipóteses em que os sócios da empresa podem responder pelos débitos da pessoa jurídica que se encerrar de forma irregular.
Regulamentação da modalidade Uber Moto em Belo Horizonte
Por Ana Flávia Patrus, especialista da área de Infraestrutura e Contratos Públicos da Andrade Silva Advogados | Entrevista concedida ao Jornal BandNews Minas 1ª Edição do dia 26/10/2021 (trecho da gravação 46:00-48:28)
O que esperar do mercado de legaltechs?
Entrevista com Priscila Spadinger, CEO da Aleve Legaltech.
Para especialista, cenário é promissor para quem pensa em inovação e tecnologia, mas assunto ainda é pouco tratado.
FCJ Invest é primeira plataforma de crowdfunding de Minas Gerais
Na última quarta-feira (10), a FCJ Invest, plataforma de investimento coletivo, obteve autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para atuar como a primeira plataforma de equity crowdfunding de Minas Gerais.
Congresso mantém divulgação de editais de licitação em jornais
Entrevista concedido pela Ana Flávia à Rádio Planetário.
Receita Federal admite apuração de créditos de PIS e COFINS sobre máscaras, álcool em gel e luvas fornecidas a funcionários
Foi publicada em outubro de 2021, no Diário Oficial da União, a Solução de Consulta Cosit n° 164, na qual a Receita Federal reconheceu a possibilidade de apropriação de créditos de PIS e Cofins apurados no regime não-cumulativo sobre luvas de borracha, álcool em gel e máscaras para proteção contra a Covid-19.
Revisão dos contratos de concessão de transporte público na pandemia
A revisão dos contratos de concessão de transporte público é necessária em razão das consequências da pandemia. Veja como as empresas devem agir.
Não incidência de contribuições previdenciárias: entenda como funciona
Sua empresa recolhe as contribuições previdenciárias de seus empregados de forma correta? Muitos empresários não sabem, mas nem todos os valores presentes na folha de salários compõem a base de cálculo das contribuições.
Reativa BH: Prefeitura de Belo Horizonte concede descontos para o pagamento de débitos com o Município vencidos até 31/12/2020
Por meio da Lei n.º 11.311/2021 e do Decreto n.º 17.719/2021, a Prefeitura de Belo Horizonte instituiu o Reativa BH, programa de benefícios fiscais que tem como objetivo a retomada da atividade econômica na Capital, diante dos efeitos negativos causados pela pandemia da Covid-19, por meio da concessão de descontos expressivos para a regularização de débitos com o Município.
Procuradoria da Fazenda Nacional confirma entendimento dos contribuintes e declara que o ICMS integra os créditos de PIS e COFINS
No Parecer Vinculante de nº 14.483/2021, ao qual estão submetidos todos os órgãos da administração tributária, inclusive os auditores da Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional se manifestou de forma favorável aos contribuintes e declarou que não é possível excluir o ICMS do cálculo dos créditos do PIS e da COFINS.