
Conteúdo aplicado ao desenvolvimento de seu negócio.
Contribuintes ganham oportunidade para ajuizar ação e reduzir o ICMS pago nas operações com energia elétrica e serviços de telefonia
O julgamento do Recurso Extraordinário n. º 714.139, Tema 745, que discute a redução da alíquota de 25% para 17%, cobrada a título de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS, nas operações com energia elétrica e serviços de telefonia, foi mais uma vez retirado da pauta do Supremo Tribunal Federal. Até o momento foram publicados 4 votos e o placar está favorável aos contribuintes.
ICMS na base de cálculo dos créditos de PIS e COFINS
Trazemos uma análise sobre o art. 167 da Instrução Normativa RFB nº 1.911/19 e Parecer 10 - Cosit, que vedam a integração do ICMS no valor de aquisição dos insumos, bens para revenda ou bens destinados ao ativo imobilizado, para fins de apuração dos créditos de PIS e COFINS.
Recomeça Minas: governo concede benefícios para pagamento de débito de ITCD
Foi publicado em 01/09/2021 o Decreto nº 48.266/21, que regulamenta as condições e procedimentos para pagamento dos débitos de ITCD com os benefícios do Plano Recomeça Minas.
Exclusão do ISSQN da base de cálculo do PIS e da COFINS: STF interrompe novamente o julgamento do tema
O Recurso Extraordinário nº 592.616 - Tema 118, em que se discute a constitucionalidade da inclusão do ISSQN na base de cálculo do PIS e da COFINS, teve nova interrupção de julgamento pelo Supremo Tribunal Federal.
Prorrogação de prazo do “Recomeça Minas”: empresas mineiras têm nova chance de regularizar seus débitos de ICMS
O Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, fez publicar no Diário Oficial do dia 24/08/2021, o Decreto n. º 48.262 / 2021, que prorrogou o prazo para adesão ao Plano de Regularização e Incentivo para a Retomada da Atividade Econômica no Estado de Minas Gerais - Recomeça Minas, até o dia 23/09/2021.
Cláusula compensatória em operações de fusões e aquisições
O ano de 2019 foi histórico para o ramo empresarial brasileiro. Pela primeira vez foram registradas mais de 1.200 operações de fusões e aquisições (M&A) no país, segundo dados da KPMG, e nossa economia apresentava sinais de crescimento e fortalecimento, após vários anos de fragilidade e recessão.
Drogaria de MG consegue derrubar restrições ao aproveitamento de crédito de ICMS-ST
A Justiça de Minas Gerais deu ganho de causa a uma empresa que atua no ramo do comércio varejista de produtos farmacêuticos em ação relacionada ao pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).
A possibilidade de o devedor evitar a perda de um bem arrematado em leilão
Umas das maneiras de se exigir judicialmente a quitação de um débito, quando preenchidos certos requisitos legais, é por meio de uma ação de execução de título extrajudicial. Com isso, existem várias formas de se satisfazer o débito quando o devedor, ciente de sua existência, não o faz espontaneamente. Nesses casos, de acordo com o artigo 831 e seguintes do Código de Processo Civil (CPC), em caso de não pagamento, o devedor poderá ter bens penhorados até que a dívida seja integralmente quitada.
Recusar vacinação autoriza a dispensa por justa causa
O trabalhador que se opuser a tomar a vacina poderá ser demitido por justa causa. Esse foi o entendimento da Juíza do Trabalho, Isabela Parelli Haddad Flaitt, da Segunda Vara do Trabalho de São Caetano do Sul/SP, na reclamação trabalhista de n° 1000122-24.2021.5.02.0472. No processo, a empregada alega que teria sido demitida por justa causa de forma indevida pela empresa, por não ter tomado a vacina de imunização contra a Co-vid-19, e alega que não há lei que obrigue o empregado a ser vacinado.
Prazo para entrega da ECF é prorrogado pela Receita Federal
A Instrução Normativa RFB nº 2.039, de 14 de julho de 2021, prorrogou, em caráter excepcional, o prazo para entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) referente ao ano-calendário de 2020.
As novidades da MP 1040
A Medida Provisória n° 1.040 (MP 1040), de março de 2021, publicada no Diário Oficial da União, aborda principalmente sobre a proteção dos acionistas minoritários em sociedades por ações (S/A) de capital aberto e sobre a desburocratização do processo para abertura de empresas e otimização do ambiente de negócios no Brasil. A MP faz parte do conjunto de ações do governo federal, que tem como objetivo impulsionar o ambiente de negócios brasileiro ao desburocratizar e simplificar o funcionamento da economia, atrair investidores estrangeiros, bem como minimizar os efeitos negativos da pandemia sobre o nível da atividade econômica.
Os incentivos fiscais federais à PD&I e as oportunidades para startups
Os incentivos fiscais à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) fazem parte de instrumentos governamentais por meio dos quais o Estado promoverá e incentivará o desenvolvimento científico nacional. Nesse contexto, o mercado interno integra o patrimônio brasileiro e está diretamente ligado à viabilização da autonomia tecnológica do país (artigos 218 e 219 da CF/88).
TST dá entendimento sobre teste de gravidez em empregadas
Em junho de 2021, o Tribunal Superior do Trabalho (TST), no julgamento do Recurso de Revista TST-RR-61-04.2017.5.11.0010, entendeu não caber indenização por danos morais à empregada que é obrigada a realizar teste de gravidez no ato da rescisão contratual, considerando tratar-se de ato de segurança jurídica, que não viola a intimidade da trabalhadora.
Extinção da insalubridade no ambiente de trabalho
O adicional de insalubridade é o valor pago pela empresa ao funcionário, quando este exerce atividade em ambiente prejudicial à saúde, quando há previsão legal e pelo tempo que a exposição aos agentes nocivos. Isso acontece quando a exposição for acima dos limites de tolerância, de acordo com o artigo 189 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.
STJ determina suspensão das ações em que se discute o creditamento de PIS e Cofins recolhidos no regime monofásico
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a suspensão de todos os processos que tramitam em território nacional nos quais se discute o direito ao creditamento de PIS e COFINS para as empresas tributadas no regime monofásico.
Durante epidemia, contrato com trabalhadora gestante pode ser suspenso
A Lei 14.151, publicada em maio, garante regime de teletrabalho às trabalhadoras gestantes enquanto durar a pandemia. A norma determina que, durante a emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do coronavírus, a empregada gestante deverá permanecer afastada das atividades de trabalho presencial, sem prejuízo de sua remuneração.
Congresso mantém divulgação de editais de licitação em jornais
O Congresso Nacional derrubou cinco vetos do presidente Jair Bolsonaro à nova Lei de Licitações (Veto 13/2021). Entre os dispositivos que voltaram ao texto, está a obrigatoriedade da publicação de editais de licitações em jornais de grande circulação.
Lei determina o afastamento das gestantes do trabalho presencial
Em maio foi publicada a Lei nº 14.151/2021 que determina o afastamento das empregadas gestantes do trabalho presencial. A legislação prevê que as empregadas poderão exercer as atividades em domicílio, por teletrabalho ou qualquer outra modalidade de trabalho remoto.
Confaz rejeita 13 artigos do plano Recomeça Minas
O Plano Recomeça Minas (Lei Estadual nº 23.801/2021) foi instituído com o objetivo de alavancar a retomada da atividade econômica no Estado de Minas Gerais. A proposta dispõe sobre diversos incentivos e reduções especiais para a quitação de créditos tributários, principalmente ligados aos setores mais impactados pela crise econômica decorrente da pandemia.
Lei das startups: rumo ao crescimento e à sobrevivência de novos negócios
Publicada em junho de 2021, a Lei Complementar 182, intitulada marco legal das startups, apresenta-se como mais um importante passo na conceituação e regulamentação desse tipo de empreendimento. Além disso, a nova legislação promoveu alterações na Lei 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações) a fim de reduzir os custos com publicações em jornais e visando fomentar o acesso de empresas de menor porte ao mercado de capitais.
Governo Federal institui novo programa emergencial de manutenção ao emprego
O Governo Federal publicou em abril, a Medida Provisória 1.045/2021, que instituiu o novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego. Embora intitulado como “novo programa”, a medida renova a possibilidade de redução de jornada de trabalho e suspensão do contrato de trabalho, criados pela Medida Provisória 936, em abril de 2020, como medida de enfrentamento ao estado de calamidade pública e da emergência da saúde pública, provocados pelo coronavírus.
Novas regras dos exames toxicológicos requer fiscalização pelos empregadores
É suma importância a conscientização que vise advertir seus empregados sobre a necessidade de cumprir com regularidade a legislação”
Colegiado da CVM decide sobre possibilidade de ofertas sem esforço de distribuição pública serem realizadas sob o regime da Instrução CVM 476
O Colegiado da CVM, em reunião realizada em fevereiro de 2021, se manifestou sobre a consulta feita pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) acerca da possibilidade de agentes de mercado utilizarem as regras e procedimentos da Instrução da CVM nº 476, de 16 de janeiro de 2009, conforme alteração (“Instrução CVM 476”) para realizar operações em que não há oferta pública de títulos e valores mobiliários.
Tribunal Superior do Trabalho afasta indenização por assalto em supermercado
Um empacotador ingressou com uma ação trabalhista contra a rede de supermercados Walmart, alegando que teria sofrido dano moral em razão de assalto ocorrido durante a sua jornada de trabalho. Em suas alegações, o funcionário afirmou que houve mais de um assalto no supermercado e, diante dessas situações reiteradas, a atividade desenvolvida pela empresa geraria um risco à integridade física e psíquica de seus empregados.
Sindicatos flexibilizam obrigações trabalhistas durante a suspensão do comércio no Distrito Federal
O Sindicato dos Empregados no Comércio do Distrito Federal - SINDICOM-DF e o Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal - SINDIVAREJISTA-DF, celebraram dois termos aditivos à convenção coletiva de trabalho de 2021/2021, flexibilizando obrigações trabalhistas das empresas durante a suspensão das atividades do comércio no Distrito Federal, que foi imposta pelo Governo no mês de fevereiro de 2021.
Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS: PGFN elabora parecer após finalização do julgamento do recurso extraordinário nº 574.706/PR
A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional disponibilizou na última segunda feira, 24/05, o Parecer SEI nº 7698/2021/ME, recomendando a adoção de providências imediatas por parte da Administração Tributária em decorrência do julgamento, pelo Plenário do STF, dos embargos de declaração opostos no Recurso Extraordinário nº 574.706/PR – Tema 69 de Repercussão Geral, no qual restou consignada a seguinte tese: "O ICMS não compõe a base de cálculo para fins de incidência do PIS e da COFINS".
Reflexos da alta do IGP-M nos contratos de locação de imóveis
Os contratos de locação de imóveis são regulados pela Lei de Locações (Lei nº 8.245/91), que, em seu artigo 18, estabelece a previsão de reajuste anual dos valores pagos a título de aluguel. O cálculo é feito pelo índice de inflação livremente escolhido pelas partes. No entanto, em contratos dessa natureza, usualmente é estipulada a variação pelo Índice Geral de Preços e Mercado (IGP-M).
O fim da contribuição sobre o salário-maternidade
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é inconstitucional a contribuição previdenciária sobre o salário-maternidade. Isso significa que o STF entendeu que esta contribuição está em desacordo com a Constituição Federal.
Supremo Tribunal Federal encerra julgamento da “tese do século”
O Supremo Tribunal Federal encerrou ontem, dia 13/05/2021, o julgamento do tema da exclusão do ICMS da base de cálculo das contribuições ao PIS e a COFINS.