
Conteúdo aplicado ao desenvolvimento de seu negócio.
Jovem Pan ouve David Andrade Silva sobre regra para compras internacionais
David Gonçalves de Andrade Silva, fundador da Andrade Silva Advogados e especialista tributário e societário, concedeu uma entrevista ao Fast News, da Jovem Pan, neste domingo (02/07), analisando o anúncio do governo da nova regra para manter a isenção em compras internacionais de até US$ 50.
Confira a entrevista na íntegra.
Quebra da coisa julgada em matéria tributária: os limites da decisão do STF
Como largamente noticiado desde o julgamento dos Recursos Extraordinários 949.297 e 955.227, Temas 881 e 885, o Supremo Tribunal Federal discutiu, à luz dos artigos. 3º, IV, 5º, caput, II e XXXVI, 37 e 150, VI, c, da Constituição Federal.
CARF: indedutibilidade de royalties pagos a sócios vale para pessoas físicas e jurídicas
Por cinco votos a três, a 1ª Turma da Câmara Superior do CARF manteve a cobrança do Imposto de Renda Pessoa Jurídica- IRPJ, referente a royalties, em caso envolvendo a Fox Film do Brasil Ltda.
CARF reconhece pagamento após decisão judicial desfavorável como denúncia espontânea
Em decisão incomum, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) afastou a aplicação de multa de mora a contribuinte que pagou espontaneamente débito tributário, após decisão judicial desfavorável.
STF: receitas financeiras dos bancos integram base do PIS e da Cofins
O Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou, no dia 12/06/2023, o julgamento virtual do Recurso Extraordinário nº 609.096, Tema de Repercussão Geral nº 372, sobre a exigibilidade do PIS e da COFINS sobre as receitas financeiras das instituições financeiras.
STF suspende julgamento sobre limite da multa por descumprimento de obrigações acessórias
O Supremo Tribunal Federal (STF) discute, no Recurso Extraordinário nº 640.452, em Repercussão Geral (Tema 487), a limitação da penalidade por descumprimento de obrigações acessórias.
Record News ouve Marcela Velasco sobre mudanças no Minha Casa Minha Vida
O Conselho do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) decidiu aumentar o subsídio para unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, reduzir a taxa de juros para famílias de baixa renda nas faixas 1 e 2 do programa e corrigir o valor dos imóveis que podem ser financiados pelo MCMV.
Edital PGDAU 3/2023 da PGFN: entenda quais débitos você pode transacionar
Desde o início da Pandemia da Covid-19, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) tem possibilitado aos contribuintes a adesão a transações tributárias para quitação de débitos fazendários.
Juros sobre capital próprio: contribuintes vencem discussão no STJ
No dia 20/06/2023, em decisão favorável aos contribuintes, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou a possibilidade de dedução dos pagamentos acumulados de juros sobre capital próprio (JCP), que incluem valores referentes a anos anteriores da base de cálculo do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.
STJ: produtos intermediários geram crédito de ICMS, sinaliza início do julgamento
Recentemente, o Superior Tribunal de Justiça iniciou o julgamento do Recurso Especial n° 1.775.781/SP, em que se discute a possibilidade de aproveitamento de crédito de ICMS sobre produtos intermediários necessários ao processo produtivo, mas que não se incorporam fisicamente ao produto.
RFB passa a cobrar PIS/Cofins-Importação sobre licenciamento de software
Os programas que comandam o funcionamento de computadores, smartphones, tablets e outros dispositivos eletrônicos, comumente denominados de softwares, exigem autorização para sua utilização, qual seja, o licenciamento.
Jovem Pan News entrevista David Andrade Silva sobre aprovação da desoneração da folha de pagamento
No Fast News deste sábado (17), da Jovem Pan News, David Gonçalves de Andrade Silva, fundador da Andrade Silva Advogados e especialista tributário e societário, analisou a aprovação da desoneração da folha de pagamentos pelo Senado, explicou o que isso significa na prática e comentou o impacto para as empresas.
Infomoney ouve Isadora Miranda sobre validação da cobrança de PIS/Cofins sobre prêmios de seguros
A advogada Isadora Miranda, coordenadora do contencioso tributário do escritório Andrade Silva Advogados, reforça que o entendimento do STF só tem grande impacto para as empresas que sofreram exigência do PIS e da Cofins antes da Emenda Constitucional 20/98 e vinham discutindo essa tributação.
STJ autoriza creditamento de PIS e Cofins sobre ICMS-ST
Recentemente o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou a possibilidade de incluir os valores pagos a título de ICMS-ST na base de cálculos dos créditos de PIS e COFINS apurados pelas empresas tributadas pelo lucro real.
Prioridades de fiscalização da Receita Federal para 2023
A Receita Federal do Brasil tornou disponível, no último dia 25/05, o Relatório Anual de Fiscalização 2022-2023. O documento trouxe os resultados da fiscalização fazendária realizada no ano-calendário de 2022, bem como o planejamento da Subsecretaria de Fiscalização da Secretaria Especial para o ano de 2023.
O que devo saber sobre tributação de valores pagos indevidamente e devolvidos?
No julgamento do Recurso Extraordinário nº 1.063.187 – Tema 962, encerrado em 29/04/2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que não deve incidir IRPJ e CSLL sobre a taxa SELIC recebida pelas empresas na devolução de tributos pagos indevidamente (repetição de indébito).
Jovem Pan News entrevista David Andrade Silva sobre a Reforma Tributária
No Fast News deste sábado (10), da Jovem Pan News, o advogado tributarista David Gonçalves de Andrade Silva, analisou e explicou o que esperar das novas diretrizes da Reforma Tributária.
Reforma tributária: IVA dual, imposto seletivo, benefícios setoriais e cashback tributário
E foi divulgado ontem o texto final do grupo de trabalho da reforma tributária, pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da reforma na Câmara. Como previsto, IVA dual. Um, federal, a englobar PIS, COFINS e IPI e outro, estadual, englobando o ICMS e o ISS. IVA dual com alíquotas diferenciadas, por bens e serviços específicos, tratamento diferenciado aos produtos da cesta básica, creditamento amplo e cobrança no destino.
David Andrade Silva participa da bancada do programa Linha de Frente, da Jovem Pan News
No dia 03/06/2023, David Gonçalves de Andrade Silva, fundador da Andrade Silva Advogados, participou do programa Linha de Frente, da Jovem Pan News, comandado pelo Rodolfo Mariz, debatendo, com os demais comentaristas, sobre importantes temas relacionados à política, economia e justiça, entre outros.
Após decisão desfavorável, possibilidade de regularização de empresas no Litígio Zero
No dia 26 de abril de 2023, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgou o Tema Repetitivo 1182 e definiu que, em regra, incidem IRPJ e CSLL sobre os benefícios fiscais de ICMS, exceto quando cumprirem os requisitos previstos na Lei Complementar n° 160/2017 e Lei n° 12.973/2014.
Contribuição ao SENAR sobre receitas oriundas de exportações? STF decide
O Supremo Tribunal Federal está em vias de decidir se as empresas comercializadoras de produtos rurais devem pagar a contribuição ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR sobre as receitas decorrentes de exportação.
STF forma maioria e limita multa de mora em 20% do valor do tributo devido
Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para limitar a cobrança de multa moratória em razão de atraso no pagamento de tributos, a 20% sobre o valor do débito, durante o julgamento do Recurso Extraordinário n° 882.461 – Tema 816.
Incide contribuição patronal sobre vale-alimentação em dinheiro, decide STJ
A contribuição patronal devida pelas empresas recai sobre os valores pagos aos empregados, a título de salário. No entanto, alguns pagamentos são considerados como indenizatórios, ou seja, são valores que não retribuem o trabalho efetivo, e, deste modo, não atraem a incidência do tributo.
Jornal Nova Manhã no Ar, com Heródoto Barbeiro, da Rádio Nova Brasil FM, entrevista Bianca Andrade
Em entrevista ao jornalista Heródoto Barbeiro, a coordenadora da área Relações de Trabalho e Consumo na Andrade Silva Advogados, Bianca Dias de Andrade, fala sobre a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspende as execuções trabalhistas contra empresas do mesmo grupo econômico.
STF suspende execuções trabalhistas de empresas de mesmo grupo econômico
O Ministro do STF, Dias Toffoli, em decisão do dia 25/05/2023, determinou a suspensão de todas as execuções trabalhistas que versem sobre a inclusão de empresas na fase de execução sob o fundamento de grupo econômico.
Entenda a decisão e suas implicações com a coordenadora da área de Relações de Trabalho e Consumo na Andrade Silva Advogados, Bianca Dias de Andrade.
MP altera a tributação de rendimentos no exterior dos residentes no Brasil
A tributação de rendimentos recebidos no exterior por pessoas físicas, por trusts e entidades controladas, poderá sofrer alterações significativa, a partir de 2024, caso a Medida Provisória (MP) nº 1.171/2023 seja convertida em Lei.
Jovem Pan News ouve David Andrade Silva sobre benefícios fiscais concedidos a empresas
Entrevista que concedi ao Jornal da Manhã, da JOVEM PAN, sobre a bola da vez - a tentativa de quebra pelo Governo Federal das isenções tributárias concedidas a grandes empresas e projetos.
Jornal Nova Manhã no Ar, com Heródoto Barbeiro, da Rádio Nova Brasil FM, entrevista Rodrigo Macedo
Em entrevista ao jornalista Heródoto Barbeiro, o diretor jurídico da Andrade Silva Advogados, Rodrigo Macedo, especialista em recuperação de empresas, fala sobre o aumento dos pedidos de recuperação judicial e falência para o maior patamar em 5 anos.
Jovem Pan ouve David Andrade Silva sobre a perda de arrecadação com importados de até US$50
Para o fundador da Andrade Silva Advogados e advogado tributarista, David Gonçalves de Andrade Silva, é impossível fiscalizar a remessa diária de pacotes - em torno de 500 mil/dia- e a discussão é muito maior, passando pela alíquota de importação desses produtos, que é de 60% no Brasil.
Contribuintes pedem que decisão sobre quebra da coisa julgada tenha efeitos a partir de 2023
Em fevereiro deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que uma decisão tributária definitiva, isto é, que já transitou em julgado, proferida em favor do contribuinte, pode ser automaticamente revogada quando o STF declarar, em julgamento posterior, que um tributo inicialmente considerado inconstitucional e indevido é, na verdade, constitucional e devido.