SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA PARA AS OPORTUNIDADES OU APENAS GERENCIA PROBLEMAS?
De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o progresso econômico não só no Brasil, mas em todo o mundo, está aquém das expectativas. Incertezas técnológicas, mudanças drásticas no comércio internacional e, ainda, extrema agitação política deixaram as pessoas e as empresas desmotivadas e desencadeadas.
Embora tenhamos boas expectativas com a mudança de governo no Brasil, agora mais voltado à agenda de progresso econômico, sabe-se que muitas empresas ainda sofrem os efeitos das gestões ineficientes passadas, também como resultado de um ciclo natural em períodos de crise.
A soma da perspectiva de um cenário próspero a frente, com um cenário desastroso no passado, tem como resultado a necessidade de se preparar para estar em ordem quando as oportunidades de negócio baterem à porta.
HÁ ALTERNATIVAS SEGURAS PARA EMPRESAS EM CRISE FINANCEIRA?
As estatísticas relacionadas aos procedimentos de solução à insolvência só cresceram nos últimos anos. O sucesso, em qualquer procedimento jurídico que se adote, vem com medidas rápidas e criativas.
O ponto chave para as empresas em crise encontrarem uma solução para a sua situação transitória é avaliar as alternativas de se manterem no pleno exercicio de suas atividades, sem um sangramento do seu caixa e sem a ineficiente disposição indefinida de seus ativos conquistados com muito trabalho.
Uma das medidas processuais buscadas por empresas em dificuldades financeiras é a Recuperação Judicial. Nessa alternativa, torna-se possível a recomposição das dívidas, a suspensão das ações judiciais, execuções de títulos e demais medidas de cobrança e constrição patrimonial lançadas pelos credores.
A Recuperação Judicial permite à empresa em dificuldade apresentar um Plano de Recuperação prevendo os meios pelos quais pretende retomar sua saúde financeira, honrar com suas obrigações junto aos credores, conciliando suas possibilidades com os interesses de todos os envolvidos, sem qualquer interrupção de suas atividades.
As empresas em situação de crise, para que se mantenham ativas e em pleno exercício de suas atividades, devem, em todas as etapas do procedimento, terem total apoio técnico-jurídico para superar suas dificuldades, sobretudo no cenário de crise financeira nacional.
Além da Recuperação Judicial, há variados procedimentos legais de recomposição de dívidas, inclusive bancárias.
Nossos advogados analisam detidamente os contratos firmados, a composição de todos os débitos, os riscos contratuais eventualmente existentes, de forma a adotar a medida mais adequada para a situação da empresa, garantindo efetiva e eficiente negociação capaz de permitir uma saída para a situação de crise e não um acompanhamento indefinido de litígios judiciais que só inviabilizam suas atividades.
POR QUE CONTAR COM PROFISSIONAIS EXPERIENTES?
Sabemos que a gestão de uma empresa em períodos de crise não é tarefa fácil. É preciso que o empresário conheça o mercado, saiba continuar explorando-o e, ainda, esteja cercado de profissionais que tenham conhecimento, tempo e engajamento para a solução dos problemas financeiros.
NÃO CABE, AQUI, AMADORISMO
Em projetos dessa natureza é preciso estar assessorado por profissionais que aliam conhecimentos multidisciplinares em operações bancárias e financeiras, operações societárias estruturadas, recomposição de débitos, fusões e aquisições etc.
Recuperação Judicial não é calote. É procedimento jurídico legal, proposto por empresas sérias, que tem consciência da crise que enfrentam e não perdem o foco no trabalho e no desenvolvimento de seus negócios.