Conteúdo aplicado ao desenvolvimento de seu negócio.
CVM facilita acesso de companhias menores ao Mercado de Capitais com o FÁCIL
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou no início do mês de julho uma iniciativa relevante voltada ao fortalecimento e à democratização do mercado de capitais brasileiro: a instituição do Regime FÁCIL.
STF restringe efeitos de mandado de segurança coletivo ajuizado por associações genéricas
O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou, recentemente, decisão no Agravo em Recurso Extraordinário 1.556.474/SP, consolidando importante entendimento sobre os limites da atuação de associações em mandados de segurança coletivos.
STF e STJ: julgamentos tributários relevantes para as empresas ainda em 2025
O segundo semestre de 2025 será decisivo para o contencioso tributário, com julgamentos que poderão impactar significativamente as finanças públicas e as estratégias das empresas.
Lei mineira amplia uso de crédito de ICMS, limita multa a 20% e isenta veículos sustentáveis de IPVA
A Lei nº 25.378/2025, sancionada pelo Governo de Minas Gerais e publicada em 24/07/2025, traz mudanças relevantes na legislação tributária estadual.
Projeto de lei de alteração do Código Civil: o que pode mudar para empresas e empresários?
O Código Civil é uma das principais normas que regulam a vida civil e empresarial no Brasil, trazendo, entre outros, direitos e deveres nos contratos, responsabilidade civil, obrigações, relações de família e sucessões.
Receita Federal dispensa retificação de declarações para compensação de créditos previdenciários decorrentes de ação judicial de acordo com a IN 2272/2025
A Instrução Normativa RFB nº 2.272/2025, publicada em 21 de julho, trouxe importante mudança nos procedimentos de compensação de créditos previdenciários reconhecidos por decisão judicial transitada em julgado.
PL nº 1.087/2025: o que muda no Imposto de Renda?
Foi apresentado o relatório final do Projeto de Lei nº 1.087/2025, que propõe alterações na legislação do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF). O texto mantém a estrutura central da proposta enviada pelo governo, mas introduz mudanças relevantes em pontos estratégicos da tributação.
Plano de Recuperação Judicial: a peça-chave que aponta caminhos para a continuidade empresarial
Diante de um cenário de desequilíbrio financeiro, o pedido de recuperação judicial surge como um mecanismo jurídico legítimo para que empresas em dificuldade possam se reorganizar e preservar sua atividade econômica.
David Andrade Silva no Agromais: redução do tarifaço e relação comercial entre Brasil e EUA
Na sua coluna, o tributarista e sócio-fundador da Andrade Silva Advogados, David Andrade Silva, para o canal AgroMais, analisa a recente missão de senadores brasileiros aos Estados Unidos com o objetivo de negociar a redução ou eliminação do chamado tarifaço.
Crise fiscal, alta dos juros e impactos no agro e nas pequenas empresas: um alerta para o Brasil
Nesta edição da coluna no canal Agromais, o tributarista David Andrade Silva, sócio-fundador da Andrade Silva Advogados, analisa os efeitos do descontrole fiscal sobre a economia brasileira.
Depósito judicial ou nova estratégia? O que muda com a Portaria MF nº 1.430/2025
A Portaria MF nº 1.430, de 4 de julho de 2025, alterou significativamente a sistemática de remuneração dos depósitos judiciais realizados em ações contra a União, qualquer de seus órgãos, fundos, autarquias, fundações ou empresas estatais federais dependentes.
David Andrade Silva no Diário do Comércio: Reforma tributária: trem está saindo e os trilhos ainda não estão prontos
O tributarista e sócio-fundador da Andrade Silva Advogados, David Andrade Silva, esteve no programa Linha de Frente, da Jovem Pan News, comentando os principais destaques da semana nos cenários político, jurídico e econômico, tais como a discussão jurídica do IOF, a aprovação de um projeto de incentivos fiscais pela Câmara e o pacote fiscal aprovado pela Câmara dos EUA.
No Programa na Sua Opinião, da Ideal TV, Rodrigo Macedo fala sobre a importância da Recuperação Judicial como estratégia para negócios em crise
O tributarista e sócio-fundador da Andrade Silva Advogados, David Andrade Silva, esteve no programa Linha de Frente, da Jovem Pan News, comentando os principais destaques da semana nos cenários político, jurídico e econômico, tais como a discussão jurídica do IOF, a aprovação de um projeto de incentivos fiscais pela Câmara e o pacote fiscal aprovado pela Câmara dos EUA.
David Andrade Silva comenta os principais temas da semana no programa Linha de Frente, da Jovem Pan News
O tributarista e sócio-fundador da Andrade Silva Advogados, David Andrade Silva, esteve no programa Linha de Frente, da Jovem Pan News, comentando os principais destaques da semana nos cenários político, jurídico e econômico, tais como a discussão jurídica do IOF, a aprovação de um projeto de incentivos fiscais pela Câmara e o pacote fiscal aprovado pela Câmara dos EUA.
David Andrade Silva analisa os efeitos das novas diretrizes do Plano Safra 25/26
Em sua coluna no programa Agromais, David Andrade Silva, tributarista e sócio-fundador do Andrade Silva Advogados, analisa o Plano Safra 2025/2026 sob uma perspectiva crítica e estratégica.
David Andrade Silva, no Agromais, analisou a mudança no IOF e o que está por trás do embate entre o Congresso e o Governo Federal
Na coluna semanal do programa Agromais, no dia 26/06, David Andrade Silva, tributarista e sócio-fundador da Andrade Silva Advogados, analisou os desdobramentos da recente decisão do Congresso Nacional de derrubar o veto presidencial ao projeto que altera a cobrança do IOF - Imposto sobre Operações Financeiras.
David Andrade Silva, no Agromais: subsídios, produtividade e impacto social no agro
O agronegócio brasileiro tem crescido com o suporte direto de políticas públicas e incentivos fiscais estratégicos. Em sua coluna semanal no canal Agromais, David Andrade Silva, sócio e proprietário da Andrade Silva Advogados, analisamos como o apoio governamental, por meio de subsídios e benefícios tributários, tem impulsionado a produtividade no campo e fortalecido a economia nacional.
Implementação das normas da Reforma Tributária
A publicação da Emenda Constitucional nº 132/2023 representou um marco histórico para as contribuições e para a legislação tributária, ao promover profundas modificações no sistema tributário nacional.
Governo adia norma sobre trabalho aos domingos e feriados para empresários se adequarem
O governo federal anunciou que a nova regra que muda a autorização para o trabalho aos domingos e feriados foi adiada mais uma vez. A norma, que entraria em vigor em 1º de julho de 2025, agora passa a valer apenas em 1º de março de 2026.
Bianca Dias de Andrade no Diário do Comércio: TRT-MG reconhece legalidade de escala e afasta condenação por domingos com pagamento em dobro
Tribunal nega obrigação de pagamento em dobro e direito de repouso quinzenal para comerciárias no julgamento de reclamação ajuizada por sindicato de São João del-Rei
STJ afasta IRPJ e CSLL sobre crédito presumido de ICMS mesmo após a nova lei das subvenções
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) proferiu decisão relevante para os contribuintes ao afastar a incidência do IRPJ e da CSLL sobre créditos presumidos de ICMS, mesmo após a vigência da Lei nº 14.789/2023.
David Andrade Silva no Agromais: nova medida provisória pode afetar a cadeia alimentar e aumentar os preços dos alimentos
Em sua coluna no canal do Agromais, o tributarista e sócio-fundador da Andrade Silva Advogados, David Andrade Silva, analisa a recente medida provisória tem potencial para causar impactos relevantes em toda a cadeia alimentar, desde os produtores rurais até os supermercados.
Aspectos práticos da gestão contratual nas empresas
Em um ambiente empresarial cada vez mais exigente e dinâmico, a adoção de práticas eficazes de gestão contratual é essencial para a mitigação de riscos, o aumento da eficiência operacional e a garantia de segurança jurídica.
David Andrade Silva participa do Faroeste à Brasileira, da Revista Oeste, com Pavinatto
No dia 05 de junho, David de Andrade Silva, sócio e fundador da Andrade Silva Advogados, integrou a bancada do programa Faroeste à Brasileira, comandado pelo Tiago Pavinatto, da Revista Oeste, debatendo sobre assuntos atuais e relevantes da política e economia brasileira.
TRT-3 reconhece legalidade de escala e afasta condenação por domingos em dobro
A recente decisão proferida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, nos autos do processo nº 0011219-56.2024.5.03.0132, representa uma significativa vitória para o empresariado, sobretudo do setor do comércio, ao reafirmar a supremacia da norma específica contida na Lei nº 10.101/2000 sobre a regra do artigo 386 da CLT, que trata do repouso semanal das mulheres que trabalham aos domingos.
Manutenção do IPI na base dos créditos de PIS e COFINS: jurisprudência favorável aos contribuintes ganha força no judiciário
A jurisprudência dos Tribunais Federais tem sido favorável à tese de manutenção do IPI na base de cálculo dos créditos de PIS e COFINS. A discussão gira em torno da possibilidade de manutenção do IPI incidente na aquisição de insumos, como parte do valor que compõe o crédito de PIS e COFINS a ser apropriado pelas empresas sujeitas ao regime da não cumulatividade.
Recuperação Judicial no Agronegócio: o que o produtor rural precisa saber
O produtor rural brasileiro vive em constante exposição a riscos. Clima, mercado, crédito e custos de produção são fatores que, combinados, tornam a atividade vulnerável e exigem estratégias bem definidas para garantir a continuidade do negócio.
Na sua coluna no Agromais, David Andrade Silva comenta posição da Câmara sobre aumento do IOF
Na coluna desta semana no canal Agromais, o tributarista e sócio-fundador da Andrade Silva Advogados, David de Andrade Silva traz uma análise direta sobre a recente declaração do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e os desdobramentos políticos e econômicos que envolvem o possível aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Empresas obtêm vitórias expressivas no judiciário sobre tributação de crédito presumido de ICMS
Os contribuintes estão conquistando importantes vitórias no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) na discussão sobre a exclusão dos créditos presumidos de ICMS da base de cálculo de tributos federais, como IRPJ, CSLL, PIS e Cofins.
A reavaliação de imóveis nas holdings e o novo entendimento do STJ: o que muda para famílias empresárias?
A dinâmica das holdings, especialmente aquelas criadas por famílias empresárias, passou recentemente por uma mudança significativa. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) trouxe uma nova interpretação sobre a reavaliação de imóveis e o modo de calcular o ITCMD — o imposto sobre heranças e doações.