Na Mídia

Blog do PCO

No dia 2/12/2017, o Blog do PCO publicou matéria sobre o NovoAgro 4.0, programa que conectará os produtores rurais com startups e universidades, no qual a AS|A é parceira do Sistema FAEMG e de outras instituições.

 

Lançado o NovoAgro 4.0, um projeto do Sistema FAEMG que conectará os produtores rurais com startups e universidades com o. Desenvolvido pelo INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo), ligado à FAEMG. O Novo Agro 4.0 vai identificar e fomentar iniciativas que gerem tecnologias de ponta para o desenvolvimento do agronegócio. “Estamos vivendo o marco de uma nova era do agronegócio”, disse o presidente do Sistema FAEMG, Roberto Simões(foto). Ele lembrou que o mundo vive desafios que precisam ser resolvidos, citando a fome e o desperdício de alimentos como uns dos mais graves: “Não conseguiremos sozinhos a solução para esses problemas. Precisamos contar com a tecnologia e com os jovens para criar um sistema novo, real, sustentável e igualitário. Tenho certeza e convicção que isso vai adiante e que vai dar certo”. O evento teve palestra do professor Pedro Guatimosim Vidigal, do Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica da UFMG, que explicou como a tecnologia pode aumentar a eficiência do agronegócio. O presidente do INAES e diretor da FAEMG, Breno Mesquita, reafirmou o compromisso do Sistema FAEMG com um novo modelo de atuação e a determinação de aproximar o homem do campo de tecnologias para ser mais produtivo e obter maior rentabilidade.

O que é o Novo Agro 4.0

O projeto vai identificar demandas do produtor rural e buscar soluções para aumentar ganho de produtividade e competitividade. “As fazendas são um laboratório fértil de demandas para que as startups possam fornecer soluções acessíveis e eficientes, principalmente para os pequenos e médios produtores rurais”, disse Breno Mesquita. No começo do próximo ano, serão publicados editais e um comitê vai escolher as melhores propostas. Depois, especialistas visitarão propriedades rurais para conhecer diferentes realidades e aperfeiçoar os projetos. São parceiros do projeto: Sebrae, Fapemig, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fundep, Andrade Silva Advogados e Lemonade. O Novo Agro 4.0 já tem site e está nas redes sociais.

 

Clique aqui e leia no Blog do PCO.