03/06/2016

Os desafios das empresas familiares. Sucessão e Governança.

Rua Senador Milton Campos, 35 – 11° andar, Vila da Serra

Nova Lima – MG

Palestrantes: David Gonçalves de Andrade Silva

Os desafios das empresas familiares. Sucessão e Governança.

A longevidade das empresas familiares está encurtando em todo o mundo. Na Europa esta queda tem sido acentuada nos últimos anos, em especial na Espanha. Em 1972, por exemplo, elas representavam 40% das mil maiores companhias do país. Em 2002, o índice caiu para 22%.
Apesar de ter ocorrido uma pequena retomada no crescimento desses grupos desde a criação da União Européia, a expectativa de vida dessas companhias ainda é curta. Acredita-se que elas devam durar 25 anos, enquanto as outras chegam a sobreviver 50 anos. “Simplesmente o dobro, um desastre”, diz Miguel A. Gallo, professor titular da cadeira Empresa Familiar na escola de negócios espanhola, IESE, que pertence à Universidade de Navarra.
Os autores apontam duas saídas para essas empresas reverterem esse quadro global: focar na formação dos herdeiros e profissionalizar a gestão utilizando os preceitos da governança corporativa. Preparar os herdeiros, segundo eles, é um dos maiores desafios para esses grupos.

Conteúdo Programático:

• Os principais problemas enfrentados pelas corporações familiares.
• Estruturas societárias que favorecem o planejamento sucessório, tanto do patrimônio quanto dos negócios.
• O que é uma Holding? Quais as diferenças entre sociedades anônimas e sociedades limitadas.
• A cisão parcial como instrumento para segregação do patrimônio envolvido nos negócios. Vantagens e
cuidados.
• Os acordos de acionistas e de quotistas, como forma de instrumentalizar as regras de sucessão dos negócios
e do patrimônio.
• Principais aspectos fiscais envolvidos no planejamento sucessório e patrimonial (ITBI, ITCD, IRPJ, CSLL, PIS
e COFINS).

Público-alvo:

Empresários, gestores de empresas familiares, contadores e consultores.

Data/Horário:
03/06/2016 de 09h30 às 11h30

Palestrante:

David Gonçalves de Andrade Silva
Advogado inscrito na OAB/MG sob o nº 52.334, na OAB/SP sob o nº 160.031-A e na OAB/DF sob o nº 29.006, graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e pós-graduado em Direito de Empresas e da Economia pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Advogado militante nas áreas do Direito Tributário, Societário e de Mercado de Capitais. Atuou como assessor jurídico da Bolsa de Valores Minas – Espírito Santo – Brasília. Foi Professor de Legislação de Mercado de Capitais no Curso de Operações de Pregão da Bolsa de Valores Minas, Espírito Santo e Brasília. Autor de diversos artigos em periódicos especializados. Palestrante em inúmeros eventos jurídicos. Membro da Associação Brasileira de Direito Tributário – ABRADT. Coautor da revisão da obra “Comentários à Lei das Sociedades Anônimas – Artigo por Artigo”, do Professor Fran Martins – Editora Forense.