06/06/2018

Palestra: Direito de Energia – Smart Energy e Geração Distribuída

Amcham BH

Palestrantes: Márcio Eli Moreira de Souza, Marina Meyer Falcão e Miriam Penna Diniz

 
Programação: 
Após a publicação da Resolução Normativa nº 482/2012, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a modalidade de geração de energia elétrica através de placas solares fotovoltaicas é apenas uma das possibilidades de “geração própria” de energia introduzida pela norma, uma vez que ela pode ser feita próxima ao local de consumo ou na própria instalação consumidora. Nasceu, assim, a chamada “geração distribuída”, que pode trazer uma série de vantagens sobre a geração centralizada tradicional, tais como: economia dos investimentos em transmissão, redução das perdas nas redes e melhoria da qualidade do serviço de energia elétrica, além da redução da conta de energia elétrica e da introdução da eficiência energética.
 
A inserção de fontes inteligentes de geração de energia – Smart Energy – no sistema elétrico brasileiro, como, por exemplo, a Geração Distribuída, já é uma realidade extremamente transformadora na vida de todos os consumidores de energia do Brasil, que foram “mal” acostumados aos altos preços da energia elétrica, mas começaram a observar uma possibilidade profunda de mudanças na própria geração de energia, sendo a solar apenas uma das possibilidades, ao lado da energia eólica, das centrais geradoras hidrelétricas e da energia da biomassa.
 
Diante de tema tão atual e relevante, a Andrade Silva Advogados – AS|A promoverá, no próximo dia 6 de junho, quarta-feira, na Amcham BH, um encontro com empresas da área de Energia, com o objetivo de debater os temas atuais do Direito de Energia, em especial a Era da Energia Inteligente – Smart Energy – e todas as possibilidades de auto geração de energia atualmente vivenciadas por empresas e pessoas físicas.

 

  • 8h30 às 9h – Welcome Coffee –  momento para o networking
  •  9h às 10h – Painel 1 – Smart Energy – Energia Inteligente e Eficiência Energética (solar e novos modelos de recursos energéticos distribuídos). Palestrante:  Márcio Eli Moreira de Souza, gerente de Energia da CEMIG / EFFICIENTIA.
  •  10h às 11h – Painel 2 – Geração Distribuída de Energia e os desafios para a geração por meio de Consórcio e Cooperativa de Energia no Brasil. Palestrante:  Marina Meyer Falcão, advogada especialista em Direito de Energia, sócia da Andrade Silva Advogados – AS|A.
  • 11h às 12h – Painel 3 – Novo modelo do Mercado Livre de Energia: redução dos limites de acesso ao modelo e o efeito da migração para o mercado livre de energia. Palestrante: Miriam Penna Diniz, diretora de novos negócios da EMAP Solar.

 

Amcham BH: Rua Ministro Orozimbo Nonato, 102 – 14º andar – Nova Lima (MG)

 

Clique AQUI para fazer a sua inscrição.